Em se tratando de reforma íntima: “Fácil é dizer como se faz. Difícil é fazer como se diz.” Precisamos fazer mais e dizer menos. Francisco Rebouças.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

CHICO XAVIER

Como prestar nossa homenagem a Chico Xavier?

Caros irmãos e amigos do movimento espírita brasileiro, nesta oportunidade em que o nosso querido e saudoso Chico Xavier está sendo alvo de uma infinidade de eventos que segundo seus organizadores se prestam a homenageá-lo, ainda estou à espera de poder divulgar aquele que realmente mais possa lhe ser agradável, ou seja, o convite para participar de trabalhos em prol da caridade ao irmão necessitado, indo de encontro ao verdadeiro carente, levando os recursos que o Chico distribuiu para com todos nós, a caridade e o amor ao próximo, contribuindo cada qual com os recursos que possuir, assim como ele fazia.

O Chico que conhecemos, sempre foi avesso a estar em evidência, preferindo manter-se até o último dia de sua vida física, longe das badalações, das manifestações de idolatria das condecorações que pudesse contribuir para torná-lo personalidade de destaque na imprensa etc., preferindo ao invés disso, viver na paz que a humildade lhe fazia sentir cada dia mais próximo do seu Mestre e Guia, Jesus de Nazaré.

Chico sempre evitou as manifestações de idolatria em relação a sua pessoa, dizendo-se apenas um Cisco perante a grandeza, conhecimento e pureza dos Emissários Celestes, e nem mesmo as mais de quatrocentas obras fruto de sua lavra mediúnica, via psicografia lhe proporcionaram qualquer tipo de ganho financeiro, sendo todas doadas para o desenvolvimento do espiritismo a benefício da humanidade inteira.

Acontece que, os muitos recursos provenientes da venda de seus livros, que Chico imaginou que dia seriam devidamente aproveitados para saciar a fome dos que clamam por um prato de comida, dos que rogam por um vidro de remédio para aliviar suas dores, dos que suplicam um agasalho para lhe diminuir o frio etc., ajudando a diminuir a estatística de miséria de seu irmão em nossa sociedade jamais aconteceu, pois, o que se pode comprovar é justamente o contrário, é a aplicação desses recursos para financiar construções luxuosíssimas, viagens ao exterior, com hospedagens em hotéis de luxo, eventos grandiosos, onde o supérfluo em excesso nada nos lembra a simplicidade do nosso Chico.

Venho nessa oportunidade convocar todos os amigos de Chico Xavier, que também entendem como nós, que a melhor homenagem que poderemos prestar a esse ícone do espiritismo no Brasil, é a entrega de nossos recursos por mínimos que sejam, em prol da caridade ao nosso semelhante, para nos unirmos e juntos planejarmos de que forma prestaremos nossa justa homenagem a quem tanto nos deu exemplo de carinho, consideração e respeito por todos os seus irmãos em Cristo.

Nesses eventos sugiro, não devem ter taxas exorbitantes para inscrição, não deve ser realizada à luz dos refletores da mídia, e devem ter por finalidade servir para minorar os sofrimentos dos mais necessitados que nós outros, e, os possíveis recursos que por ventura forem arrecadados, tenham uma única destinação, o atendimento das necessidades do nosso semelhante.

Para isso, não precisaremos de viagens, de alojamento em hotéis, pois, poderemos fazer a caridade em nossa própria comunidade. Os organizadores desses eventos precisam se mobilizar no sentido de que utilizemos os nossos próprios recursos, tais como carros, passagens, almoços, etc., visando evitar gastos que possam tornar inviável sua realização, e que as oportunidades sejam repartidas com todos, evitando-se por todos os meios possíveis o estrelismo condenável de quem quer que seja, para que ninguém se julgue dono do trabalho, acreditando que os outros sejam seus simples subordinados, lembrando sempre das lições do Chico de humildade e discrição em tudo que realizou .

É dessa forma que acredito que realmente poderemos prestar uma homenagem sincera e bem ao estilo do fabuloso "Mineiro do Século", que se destacou pela simplicidade e pelo labor na mediunidade com Jesus, e que certamente segue com seu estilo humilde, mas, sincero e operoso em muitas frentes de trabalho desenvolvidos na situação que agora vivencia, sempre em benefício de seus irmãos de retaguarda desde os paramos da espiritualidade Superior onde hoje habita.

Ainda tenho espetrança de noticiar muitos desses eventos, humildes mas sinceros e com certeza muito agradáveis ao coração do nosso querido, saudosoe inesquecível Chico Xavier. 

Que Jesus o guarde em sua paz, e leve ao Chico nossos mais puros agradecimentos por tudo!

Francisco Rebouças

Chico Xavier (2010) trailer oficial

Chico Xavier

Utilidade geral

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Que seja de bem proveito para alguém.

O Editor.

Pérolas da doutrina

Ensinamentos que não podemos Esquecer:

Livro dos Espíritos

459. Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?
“Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem.

621. Onde está escrita a lei de Deus?
“Na consciência.”

a) - Visto que o homem traz em sua consciência a lei de Deus, que necessidade havia de lhe ser ela revelada?
“Ele a esquecera e desprezara. Quis então Deus lhe fosse lembrada.

625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?
“Jesus.”

659. Qual o caráter geral da prece?
A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar Nele; é aproximar-se Dele; é pôr-se em comunicação com Ele. A três coisas podemos propor-nos por meio da prece: louvar, pedir, agradecer.”

660. A prece torna melhor o homem?
“Sim, porquanto aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.”

a) - Como é que certas pessoas, que oram muito, são, não obstante, de mau caráter, ciosas, invejosas, impertinentes, carentes de benevolência e de indulgência e até, algumas vezes, viciosas?
“O essencial não é orar muito, mas orar bem. Essas pessoas supõem que todo o mérito está na longura da prece e fecham os olhos para os seus próprios defeitos. Fazem da prece uma ocupação, um emprego do tempo, nunca, porém, um estudo de si mesmas. A ineficácia, em tais casos, não é do remédio, sim da maneira por que o aplicam.”

842. Por que indícios se poderá reconhecer, entre todas as doutrinas que alimentam a pretensão de ser a expressão única da verdade, a que tem o direito de se apresentar como tal?
“Será aquela que mais homens de bem e menos hipócritas fizer, isto é, pela prática da lei de amor na sua maior pureza e na sua mais ampla aplicação. Esse o sinal por quereconhecereis que uma doutrina é boa, visto que toda doutrina que tiver por efeito semear a desunião e estabelecer uma linha de separação entre os filhos de Deus não pode deixar de ser falsa e perniciosa.”

886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
“Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”

O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça. pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejáramos nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos.A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores. Ela nos prescreve a indulgência, porque da indulgência precisamos nós mesmos, e nos proíbe que humilhemos os desafortunados, contrariamente ao que se costuma fazer. Apresente-se uma pessoa rica e todas as atenções e deferências lhe são dispensadas. Se for pobre, toda gente como que entende que não precisa preocupar-se com ela. No entanto, quanto mais lastimosa seja a sua posição, tanto maior cuidado devemos pôr em lhe não aumentarmos o infortúnio pela humilhação. O homem verdadeiramente bom procura elevar, aos seus próprios olhos, aquele que lhe é inferior, diminuindo a distância que os separa.

893. Qual a mais meritória de todas as virtudes?
“Toda virtude tem seu mérito próprio, porque todas indicam progresso na senda do bem. Há virtudes sempre que há resistência voluntária ao arrastamento dos maus pendores.A sublimidade da virtude, porém, está no sacrifício do interesse pessoal, pelo bem do próximo, sem pensamento oculto. A mais meritória é a que assenta na mais desinteressada caridade.”

899. Qual o mais culpado de dois homens ricos que empregam exclusivamente em gozos pessoais suas riquezas, tendo um nascido na opulência e desconhecido sempre a necessidade, devendo o outro ao seu trabalho os bens que possui?
“Aquele que conheceu os sofrimentos, porque sabe o que é sofrer. A dor, a que nenhum alívio procura dar, ele a conhece; porém, como freqüentemente sucede, já dela se não lembra.”909. Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?“Sim, e, freqüentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! Quão poucos dentre vós fazem esforços!”

911. Não haverá paixões tão vivas e irresistíveis, que a vontade seja impotente para dominá-las?
“Há muitas pessoas que dizem: Quero, mas a vontade só lhes está nos lábios.Querem, porém muito satisfeitas ficam que não seja como “querem”. Quando o homem crê que não pode vencer as suas paixões, é que seu Espírito se compraz nelas, em conseqüênciada sua inferioridade. Compreende a sua natureza espiritual aquele que as procura reprimir.Vencê-las é, para ele, uma vitória do Espírito sobre a matéria.”

912. Qual o meio mais eficiente de combater-se o predomínio da natureza corpórea?
“Praticar a abnegação.”

919. Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?
“Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.”

Livro dos Médiuns

Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns. Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva. E de notar-se, além disso, que essa faculdade não se revela, da mesma maneira, em todos. Geralmente, os médiuns têm uma aptidão especial para os fenômenos desta, ou daquela ordem, donde resulta que formam tantas variedades, quantas são as espécies de manifestações.
As principais são: a dos médiuns de efeitos físicos; a dos médiuns sensitivos, ou impressionáveis; a dos audientes; a dos videntes; a dos sonambúlicos; a dos curadores; a dos pneumatógrafos; a dos escreventes, ou psicógrafos.

Fonte:Livro dos Médiuns – Cap. XIV, item 159

9ª Qual o médium que se poderia qualificar de perfeito?

"Perfeito, ah! bem sabes que a perfeição não existe na Terra, sem o que não estaríeis nela. Dize, portanto, bom médium e já é muito, por isso que eles são raros.Médium perfeito seria aquele contra o qual os maus Espíritos jamais ousassem, uma tentativa de enganá-lo. O melhor é aquele que, simpatizando somente com os bons Espíritos, tem sido o menos enganado."

Cap. XX, item 9

O Evangelho Segundo O Espiritismo

Advento do Espírito de VerdadeEspíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. Eis que do além-túmulo, que julgáveis o nada, vozes vos clamam: "Irmãos! Nada perece. Jesus-Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade."

O Espírito de Verdade. (Paris, 1860.)
Cap. VI, item 5.
Grifos nossos.

JFCR Espiritista