Em se tratando de reforma íntima: “Fácil é dizer como se faz. Difícil é fazer como se diz.” Precisamos fazer mais e dizer menos. Francisco Rebouças.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O Lar Terreno

Não há na face da Terra, um há lugar mais sagrado e importante para nos abrigar quando de volta ao mundo físico, que o Lar terreno. Por isso mesmo, deveríamos ter um cuidado e um carinho muito maior do que o que normalmente dedicamos a esta organização, que é uma das muitas sublimes criações Divinas em nosso planeta.

É justamente no aconchego do Lar, que nos são transmitidos os primeiros conceitos de sociedade, onde iniciamos nosso aprendizado nas lides da solidariedade, que nos faz tanto bem, proporcionando-nos crescimento em todos os aspectos, quer no sentido material, quer no sentido espiritual, para um perfeito procedimento do indivíduo dentro e fora dele.

A doutrina espírita, em suas sábias páginas à luz do Evangelho do Cristo, nos enfatiza a necessidade que temos de cumprir com fidelidade os preceitos contidos na Lei de Sociedade, onde aprendemos e ensinamos a todo instante, recebendo e passando informações, numa troca constante de experiências, que muito nos ajudam a realizar o progresso individual e coletivo das comunidades em que estamos situados.

Fala-nos de forma bem simples e clara, da necessidade que tem o indivíduo de dominar suas más inclinações, amenizando seus impulsos de cólera ou violência, buscando na fonte límpida dos ensinos e exemplos do Mestre de Nazaré, contidos no seu evangelho de luz, a devida fortaleza para que possa ele domar esses impulsos desequilibrados, amoldando-se ao processo de burilamento que precisa empreender na busca incessante de alcançar a harmonia em si mesmo, para conviver de forma ordeira e cristã com o seu semelhante também em processo evolutivo.

Abaixo transcrevemos pequeno trecho sobre o assunto, de uma dessas incontáveis e excelentes obras espíritas conforme segue:

O homem que se afirma pela ação bem direcionada, con­quista resistência para perseverar na busca das metas que es­tabelece, amadurecendo a consciência ética de responsabili­dade e dever, o que o credencia a logros mais audaciosos. Ele rompe as algemas da timidez, saindo do calabouço da preo­cupação, às vezes, patológica, de parecer bem, de ser tido como pessoa realizada ou de viver fugindo do contato social. Ou, pelo contrário, canaliza a agressividade, a impetuosida­de de que se vê possuído para superar os impulsos ansiosos, aprendendo a conviver com o equilíbrio e em grupo, no qual há respeito entre os seus membros, sem dominadores nem dominados.

Consegue o senso de planejamento das suas ações, crian­do um ritmo de trabalho que o não exaure no excesso, nem o amolenta na ociosidade, participando do esforço geral para o seu e o progresso da comunidade. Adquire um conceito lógi­co de tempo e oportunidade para a realização dos seus em­preendimentos, confiando com tranqüilidade no resultado dos esforços dispendidos.
Mediante a autoconsciência, aplica de maneira salutar as experiências passadas, sem saudosismo, sem ressentimentos, planejando as novas com um bem delineado programa que resulta do processamento dos dados já vividos e adicionados às expectativas em pauta a viver
. ¹

Incentiva-nos, a que desde cedo, propiciemos as condições necessárias às crianças para que obtenham os fundamentos de uma educação sólida e bem orientada, fundamentada no respeito aos seus familiares e ao semelhante em geral, sem incutir-lhes medo ou fantasias, dando-lhes também as primeiras noções de simplicidade e naturalidade evitando transmitir-lhes quaisquer vestígios de pompa ou vaidade, capazes de lhes criar embaraços no futuro, pois, o verdadeiro lar deve ser visto como a primeira escola do Ser que volta à vida física, necessitado de orientação e ajuda.

Convoca-nos sempre que possível, a converter o santuário familiar em local de socorro aos menos felizes, dispensando o pão, o remédio, a vestimenta, ou outro qualquer benefício em prol do mais necessitado que nós, sem qualquer sentimento de ostentação, procurando fazer pelo outro o mesmo que gostaríamos que nos fizessem se estivéssemos em tal sua situação, entendendo que a Seara do Cristo não se finda na fronteira de nossa família consangüínea.

No ambiente familiar, deve o espírita proceder de forma a dar testemunho de sua fé em Deus, pelas atitudes cristãs que dele se espera para a valorização do ambiente doméstico, onde o amor deve viger nas suas relações com todos os seus outros entes queridos, por saber que cada indivíduo tem seu quinhão de responsabilidade no desenvolvimento do seu clã familiar.

Sabe que deve pelo menos uma vez por semana, realizar o culto do Evangelho no lar, com todos aqueles que lhe compartilham o ambiente doméstico, dando prova e exemplo da necessidade do desenvolvimento na família dos fundamentos científicos proporcionado pela fé, estudando a mensagem verdadeira do Consolador Prometido, para poder irradiar o bem em sua volta, através das vibrações positivas proporcionadas pelas leituras e pelas preces à luz dos postulados espíritas, pois: “quem cultiva o Evangelho em casa, faz da própria casa um templo do Cristo, irradiando paz e harmonia em todas as direções”.

Finalmente é preciso entender definitivamente que não há verdadeiro espírito de cristianismo no indivíduo, que não mantêm em seu coração as presenças majestosas da simplicidade, fraternidade e de amor pelo seu próximo.

Fonte:
1) Livro: O Homem integral – Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Joanna de Angelis.

Grifos nossos.


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Que seja de bem proveito para alguém.

O Editor.

Pérolas da doutrina

Ensinamentos que não podemos Esquecer:

Livro dos Espíritos

459. Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?
“Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem.

621. Onde está escrita a lei de Deus?
“Na consciência.”

a) - Visto que o homem traz em sua consciência a lei de Deus, que necessidade havia de lhe ser ela revelada?
“Ele a esquecera e desprezara. Quis então Deus lhe fosse lembrada.

625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?
“Jesus.”

659. Qual o caráter geral da prece?
A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar Nele; é aproximar-se Dele; é pôr-se em comunicação com Ele. A três coisas podemos propor-nos por meio da prece: louvar, pedir, agradecer.”

660. A prece torna melhor o homem?
“Sim, porquanto aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.”

a) - Como é que certas pessoas, que oram muito, são, não obstante, de mau caráter, ciosas, invejosas, impertinentes, carentes de benevolência e de indulgência e até, algumas vezes, viciosas?
“O essencial não é orar muito, mas orar bem. Essas pessoas supõem que todo o mérito está na longura da prece e fecham os olhos para os seus próprios defeitos. Fazem da prece uma ocupação, um emprego do tempo, nunca, porém, um estudo de si mesmas. A ineficácia, em tais casos, não é do remédio, sim da maneira por que o aplicam.”

842. Por que indícios se poderá reconhecer, entre todas as doutrinas que alimentam a pretensão de ser a expressão única da verdade, a que tem o direito de se apresentar como tal?
“Será aquela que mais homens de bem e menos hipócritas fizer, isto é, pela prática da lei de amor na sua maior pureza e na sua mais ampla aplicação. Esse o sinal por quereconhecereis que uma doutrina é boa, visto que toda doutrina que tiver por efeito semear a desunião e estabelecer uma linha de separação entre os filhos de Deus não pode deixar de ser falsa e perniciosa.”

886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
“Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”

O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça. pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejáramos nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos.A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores. Ela nos prescreve a indulgência, porque da indulgência precisamos nós mesmos, e nos proíbe que humilhemos os desafortunados, contrariamente ao que se costuma fazer. Apresente-se uma pessoa rica e todas as atenções e deferências lhe são dispensadas. Se for pobre, toda gente como que entende que não precisa preocupar-se com ela. No entanto, quanto mais lastimosa seja a sua posição, tanto maior cuidado devemos pôr em lhe não aumentarmos o infortúnio pela humilhação. O homem verdadeiramente bom procura elevar, aos seus próprios olhos, aquele que lhe é inferior, diminuindo a distância que os separa.

893. Qual a mais meritória de todas as virtudes?
“Toda virtude tem seu mérito próprio, porque todas indicam progresso na senda do bem. Há virtudes sempre que há resistência voluntária ao arrastamento dos maus pendores.A sublimidade da virtude, porém, está no sacrifício do interesse pessoal, pelo bem do próximo, sem pensamento oculto. A mais meritória é a que assenta na mais desinteressada caridade.”

899. Qual o mais culpado de dois homens ricos que empregam exclusivamente em gozos pessoais suas riquezas, tendo um nascido na opulência e desconhecido sempre a necessidade, devendo o outro ao seu trabalho os bens que possui?
“Aquele que conheceu os sofrimentos, porque sabe o que é sofrer. A dor, a que nenhum alívio procura dar, ele a conhece; porém, como freqüentemente sucede, já dela se não lembra.”909. Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?“Sim, e, freqüentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! Quão poucos dentre vós fazem esforços!”

911. Não haverá paixões tão vivas e irresistíveis, que a vontade seja impotente para dominá-las?
“Há muitas pessoas que dizem: Quero, mas a vontade só lhes está nos lábios.Querem, porém muito satisfeitas ficam que não seja como “querem”. Quando o homem crê que não pode vencer as suas paixões, é que seu Espírito se compraz nelas, em conseqüênciada sua inferioridade. Compreende a sua natureza espiritual aquele que as procura reprimir.Vencê-las é, para ele, uma vitória do Espírito sobre a matéria.”

912. Qual o meio mais eficiente de combater-se o predomínio da natureza corpórea?
“Praticar a abnegação.”

919. Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?
“Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.”

Livro dos Médiuns

Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns. Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva. E de notar-se, além disso, que essa faculdade não se revela, da mesma maneira, em todos. Geralmente, os médiuns têm uma aptidão especial para os fenômenos desta, ou daquela ordem, donde resulta que formam tantas variedades, quantas são as espécies de manifestações.
As principais são: a dos médiuns de efeitos físicos; a dos médiuns sensitivos, ou impressionáveis; a dos audientes; a dos videntes; a dos sonambúlicos; a dos curadores; a dos pneumatógrafos; a dos escreventes, ou psicógrafos.

Fonte:Livro dos Médiuns – Cap. XIV, item 159

9ª Qual o médium que se poderia qualificar de perfeito?

"Perfeito, ah! bem sabes que a perfeição não existe na Terra, sem o que não estaríeis nela. Dize, portanto, bom médium e já é muito, por isso que eles são raros.Médium perfeito seria aquele contra o qual os maus Espíritos jamais ousassem, uma tentativa de enganá-lo. O melhor é aquele que, simpatizando somente com os bons Espíritos, tem sido o menos enganado."

Cap. XX, item 9

O Evangelho Segundo O Espiritismo

Advento do Espírito de VerdadeEspíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. Eis que do além-túmulo, que julgáveis o nada, vozes vos clamam: "Irmãos! Nada perece. Jesus-Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade."

O Espírito de Verdade. (Paris, 1860.)
Cap. VI, item 5.
Grifos nossos.

JFCR Espiritista