Em se tratando de reforma íntima: “Fácil é dizer como se faz. Difícil é fazer como se diz.” Precisamos fazer mais e dizer menos. Francisco Rebouças.

sábado, 29 de setembro de 2012

A Casa Espírita


A casa espírita é um templo de oração, um hospital de almas, uma oficina de trabalho redentor, escola de esclarecimento e aperfeiçoamento espiritual. Constitui-se para nós, na divina instituição onde desfrutamos da bendita oportunidade para preparamos o resgatar do nosso passado de enganos e construir um futuro promissor.

Como Templo de Oração, permite-nos o contato com as forças superiores do universo, um canal direto de contato com Deus nosso Pai e Criador.

Como hospital, coloca ao nosso dispor os eficientes e necessários recursos em forma de tratamentos para que encontremos a cura das chagas de nossas almas.

Como sagrada escola capacita-nos por meio do aprendizado contínuo, o desejo de desenvolver as virtudes latentes em nosso ser Imortal, em busca do nosso crescimento interior, objetivando o estabelecimento do Reino de Deus em nossos corações.

Como oficina, convoca-nos ao trabalho incessante de burilamento do nosso ser Imortal, no enfrentamento das nossas deficiências intelectuais, morais e espirituais no progresso que precisamos empreender com vistas à construção da nossa felicidade desde já.

A casa Espírita permite que coloquemos em prática nossos propósitos Superiores de servir na causa do bem contribuindo assim, com nossa importante participação no desenvolvimento de um futuro melhor para o nosso progresso e da sociedade da qual fizermos parte.

Precisa ser preparada para servir como posto avançado da Espiritualidade na Terra, e, para isso, precisamos contribuir com nossa parcela pequena mais importante nos trabalhos que lá são realizados, entendendo que não há tarefas mais ou menos importantes que as outras, todas são igualmente imprescindíveis, para um bom atendimento e amparo ao necessitado dos dois planos da vida que para lá os Espíritos Amigos enviarem em nome do Mestre de Nazaré.

Torna-se por isso mesmo, urgente e imprescindível que o Tarefeiro Espírita, procure se empenhar para executar as tarefas sob sua responsabilidade com humildade, esmero e boa vontade, tendo em mente as instruções de Jesus de que “aquele que quiser ser o maior deve ser o menor e o servidor de todos”.

Uma Casa Espírita, que planeje cumprir com suas finalidades maiores nas causas do Cristo, não pode prescindir da qualificação pelo treinamento de seu quadro de tarefeiros voluntários, objetivando a união a dedicação, o entrosamento e o bom preparo de todo o seu corpo de trabalhadores, que precisarão receber as devidas instruções que os capacitem a realizar os trabalhos para os quais se candidatarem a executar.

Nenhuma conquista se efetua sem suor e determinação, daquele que busca a realização de seus objetivos em qualquer cometimento que almeje conquistar. Vai precisar entre outras coisas de boa vontade, esforço e muito trabalho, sem os quais não lhe será possível vencer os obstáculos de uma grandiosa e gloriosa missão de um servo fiel ao compromisso assumido na Seara do Cristo que terá de enfrentar, muitos empecilhos conforme ELE mesmo nos alertou.

Em muitas ocasiões o discípulo do Cristo se sentirá incapacitado para executar as tarefas na difusão do bem e da paz, é justamente nessas horas que o discípulo precisa ter a fé verdadeira para saber que não está a só, e que pode confiar na ajuda, inspiração e amparo dos prepostos do Mestre da Nazaré que em seu nome nos estenderão as mãos dadivosas em auxílio, pois, encarnados e desencarnados somos todos membros da família universal, irmãos em Deus.

Precisamos ter em mente que, somos peças importantes dessa engrenagem e que se todos fizermos a parte que nos cabe como deve ser feita, seremos os primeiros beneficiados, pois, a satisfação daquele que cumpre com esmero seu dever, tem a paz da consciência como resposta divina, que nos propicia uma satisfação íntima intraduzível.

Mãos à obra amigos, o Cristo conta conosco!

Francisco Rebouças

A CAMINHO


Não te detenhas. Segue.

Estamos a caminho.

Às vezes, separados,

Choramos na distância,

Mas somos esperados

Na União Sem Adeus.

Se tropeças, prossegue.

Se cais, ergue-te e anda.

Serve, segue e não temas.

Deus te guarda e abençoa.

Livro: Material de Construção
Chico Xavier/Emmanuel

Francisco Rebouças

A PALAVRA


A palavra é indubitavelmente um dos fatores determinantes no destino das criaturas.

Ponderada – favorece o juízo.

Leviana – descortina a imprudência.

Alegre – espalha otimismo.

Triste – semeia desânimo.

Generosa – abre caminhos à elevação.

Maledicente – cava despenhadeiros.

Gentil – provoca o reconhecimento.

Atrevida – traz a perturbação.

Serena – produz calma.

Fervorosa – impõe a confiança.

Descrente – invoca a frieza.

Bondosa – ajuda sempre.

Cruel – fere implacável.

Sábia – ensina.

Ignorante – complica.

Nobre – tece o respeito.

Sarcástica – improvisa o desprezo.

Educada – auxilia a todos.

Inconsciente – gera amargura.

Por isso mesmo, exortava Jesus: - “Não procures o argueiro nos olhos de teu irmão, quando trazes uma trave nos teus”.

A palavra é a bússola de nossa alma, onde estivermos.

Conduzamo-la na romagem do mundo para a orientação do Senhor, porque, em verdade, ela é a força que nos abre as portas do coração às fontes luminosas da vida ou às correntes da morte.

Livro: Endereços de Paz
Chico Xavier/André Luiz
 
Francisco Rebouças

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Vigilância total


Nestes dias de turbulências em que a sociedade se movimenta distraída de seus deveres com as obrigações cristãs, onde o desrespeito às Leis de Deus que o Cristo resumiu em “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, não são levadas em conta, e agonizam diante dos interesses e atrativos mundanos, chamamos a atenção dos queridos irmãos seguidores da filosofia espírita para a vigilância que se faz necessária observar.

É do conhecimento de todos nós, que somos constantemente assediados por inteligências doentias do plano espiritual, que se manifestam em forma de sugestões sutis, incentivando-nos a buscar as tentações que derivam de nossas tendências e desejos mais íntimos.

Também recebemos diariamente variadas sugestões e convites do plano material através das diversas atrações tentadoras que o mundo nos oferta e para as quais precisamos estar bem atentos para não tropeçar nas supostas facilidades e alegrias materiais, que nos trarão contentamento momentâneo, mas que nos precipitarão em amargas desventuras num futuro bem próximo.

Jesus o sublime enviado do nosso Pai celestial, modelo e guia da humanidade, convoca-nos através de suas mensagens e exemplos para estarmos sempre vigilantes e em constante oração, solicitando aos benfeitores da Vida Maior que nos auxiliem na difícil compreensão de sua significativa passagem por nosso planeta, onde esteve no mundo sem ser do mundo, ensinando-nos a usufruir dos recursos materiais ao nosso alcance para nos enriquecer em moralidade, e em virtudes do espírito imortal.

Se aqui estamos reencarnados, é porque ainda precisamos nos utilizar das coisas materiais, que o mundo nos oferece para nossa subsistência e manutenção, mas é preciso saber utilizá-las com critério, sem abusos ou desperdícios desnecessários e condenáveis sob todos os aspectos.

Precisamos progredir nos aspectos materiais e espirituais, pois, temos que desenvolver as asas da sabedoria e do amor, imprescindíveis ao Ser imortal no caminho da perfeição relativa à qual estamos destinados. Deus espera pacientemente que todos nós seus filhos bem amados, tomemos a decisão de fazer brilhar em nós a Luz de que somos portadores.

O reino do amor e da felicidade, só estará convenientemente implantado na terra, quando nos despojarmos dos vícios do egoísmo e do orgulho, fazendo a parte que nos compete na construção de um mundo justo e moralizado.

Josepha!
Por:Francisco Rebouças

Chico Xavier (2010) trailer oficial

Chico Xavier

Utilidade geral

Utilidade geral
JFCR Espiritista, presta a todos os amigos que nos honram com a audiência as possíveis notícias de utilidade geral que julgar conveniente sua publicação.

Aquário

Concursos públicos, e empregos veja nos sites:

www.cdaterra.com.br/cwww.htm

http://jcconcursos.uol.com.br/DefaultInformacao.aspx?IdInformacao=9582&IdSecaoSite=4

#Hora certa no mundo todo!

http://www.timeticker.com/

Cartórios 24 horas.

http://www.cartorio24horas.com.br/index.php

Que seja de bem proveito para alguém.

O Editor.

Pérolas da doutrina

Ensinamentos que não podemos Esquecer:

Livro dos Espíritos

459. Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?
“Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem.

621. Onde está escrita a lei de Deus?
“Na consciência.”

a) - Visto que o homem traz em sua consciência a lei de Deus, que necessidade havia de lhe ser ela revelada?
“Ele a esquecera e desprezara. Quis então Deus lhe fosse lembrada.

625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?
“Jesus.”

659. Qual o caráter geral da prece?
A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar Nele; é aproximar-se Dele; é pôr-se em comunicação com Ele. A três coisas podemos propor-nos por meio da prece: louvar, pedir, agradecer.”

660. A prece torna melhor o homem?
“Sim, porquanto aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.”

a) - Como é que certas pessoas, que oram muito, são, não obstante, de mau caráter, ciosas, invejosas, impertinentes, carentes de benevolência e de indulgência e até, algumas vezes, viciosas?
“O essencial não é orar muito, mas orar bem. Essas pessoas supõem que todo o mérito está na longura da prece e fecham os olhos para os seus próprios defeitos. Fazem da prece uma ocupação, um emprego do tempo, nunca, porém, um estudo de si mesmas. A ineficácia, em tais casos, não é do remédio, sim da maneira por que o aplicam.”

842. Por que indícios se poderá reconhecer, entre todas as doutrinas que alimentam a pretensão de ser a expressão única da verdade, a que tem o direito de se apresentar como tal?
“Será aquela que mais homens de bem e menos hipócritas fizer, isto é, pela prática da lei de amor na sua maior pureza e na sua mais ampla aplicação. Esse o sinal por quereconhecereis que uma doutrina é boa, visto que toda doutrina que tiver por efeito semear a desunião e estabelecer uma linha de separação entre os filhos de Deus não pode deixar de ser falsa e perniciosa.”

886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
“Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”

O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça. pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejáramos nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos.A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores. Ela nos prescreve a indulgência, porque da indulgência precisamos nós mesmos, e nos proíbe que humilhemos os desafortunados, contrariamente ao que se costuma fazer. Apresente-se uma pessoa rica e todas as atenções e deferências lhe são dispensadas. Se for pobre, toda gente como que entende que não precisa preocupar-se com ela. No entanto, quanto mais lastimosa seja a sua posição, tanto maior cuidado devemos pôr em lhe não aumentarmos o infortúnio pela humilhação. O homem verdadeiramente bom procura elevar, aos seus próprios olhos, aquele que lhe é inferior, diminuindo a distância que os separa.

893. Qual a mais meritória de todas as virtudes?
“Toda virtude tem seu mérito próprio, porque todas indicam progresso na senda do bem. Há virtudes sempre que há resistência voluntária ao arrastamento dos maus pendores.A sublimidade da virtude, porém, está no sacrifício do interesse pessoal, pelo bem do próximo, sem pensamento oculto. A mais meritória é a que assenta na mais desinteressada caridade.”

899. Qual o mais culpado de dois homens ricos que empregam exclusivamente em gozos pessoais suas riquezas, tendo um nascido na opulência e desconhecido sempre a necessidade, devendo o outro ao seu trabalho os bens que possui?
“Aquele que conheceu os sofrimentos, porque sabe o que é sofrer. A dor, a que nenhum alívio procura dar, ele a conhece; porém, como freqüentemente sucede, já dela se não lembra.”909. Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?“Sim, e, freqüentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! Quão poucos dentre vós fazem esforços!”

911. Não haverá paixões tão vivas e irresistíveis, que a vontade seja impotente para dominá-las?
“Há muitas pessoas que dizem: Quero, mas a vontade só lhes está nos lábios.Querem, porém muito satisfeitas ficam que não seja como “querem”. Quando o homem crê que não pode vencer as suas paixões, é que seu Espírito se compraz nelas, em conseqüênciada sua inferioridade. Compreende a sua natureza espiritual aquele que as procura reprimir.Vencê-las é, para ele, uma vitória do Espírito sobre a matéria.”

912. Qual o meio mais eficiente de combater-se o predomínio da natureza corpórea?
“Praticar a abnegação.”

919. Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?
“Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.”

Livro dos Médiuns

Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns. Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva. E de notar-se, além disso, que essa faculdade não se revela, da mesma maneira, em todos. Geralmente, os médiuns têm uma aptidão especial para os fenômenos desta, ou daquela ordem, donde resulta que formam tantas variedades, quantas são as espécies de manifestações.
As principais são: a dos médiuns de efeitos físicos; a dos médiuns sensitivos, ou impressionáveis; a dos audientes; a dos videntes; a dos sonambúlicos; a dos curadores; a dos pneumatógrafos; a dos escreventes, ou psicógrafos.

Fonte:Livro dos Médiuns – Cap. XIV, item 159

9ª Qual o médium que se poderia qualificar de perfeito?

"Perfeito, ah! bem sabes que a perfeição não existe na Terra, sem o que não estaríeis nela. Dize, portanto, bom médium e já é muito, por isso que eles são raros.Médium perfeito seria aquele contra o qual os maus Espíritos jamais ousassem, uma tentativa de enganá-lo. O melhor é aquele que, simpatizando somente com os bons Espíritos, tem sido o menos enganado."

Cap. XX, item 9

O Evangelho Segundo O Espiritismo

Advento do Espírito de VerdadeEspíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. Eis que do além-túmulo, que julgáveis o nada, vozes vos clamam: "Irmãos! Nada perece. Jesus-Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade."

O Espírito de Verdade. (Paris, 1860.)
Cap. VI, item 5.
Grifos nossos.

JFCR Espiritista