Em se tratando de reforma íntima: “Fácil é dizer como se faz. Difícil é fazer como se diz.” Precisamos fazer mais e dizer menos. Francisco Rebouças.

domingo, 30 de novembro de 2008

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE!

Caros amigos, está na hora de fazer a nossa parte na ajuda aos desabrigados da tragédia de Santa Catarina, cada um colabore da forma que lhe for possível, seja enviando mantimentos, ou depositando dinheiro nas contas abertas pela Defesa Civil, ou mesma se apresentando como voluntário, o certo é que sempre podemos ajudar, mesmo em casa sem poder sair, ainda aí podemos direcionar para esses nossos irmãos as melhores vibrações de nossos corações em forma de preces dirigidas a essas famílias envolvidas.
Hoje, são eles os atingidos, amanhã poderá ser qualquer um de nós, sigamos o ensino de Jesus quando nos diz: “façamos aos outros, o que gostaríamos que os outros fizessem por nós se estivéssemos na situação que eles se encontram agora”.
Informações importantes
Contas bancárias

Para quem preferir ajudar em dinheiro, a Defesa Civil de Santa Catarina informa que há contas bancárias para receber doações. As contas são:

- Banco do Brasil
Agência: 3582-3
Conta corrente: 80.000-7

- Besc
Agência: 068-0
Conta Corrente: 80.000-0

- Caixa Econômica Federal
Agência: 1877
operação 006
conta 80.000-8

- Bradesco
Agência: 0348-4
Conta Corrente: 160.000-1

- Itaú S/A

Agência: 0289

Conta Corrente: 69971-2

O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, e o CNPJ é 04.426.883/0001-57.

Segundo o governo estadual, o dinheiro arrecadado será usado para compra de mantimentos que serão distribuídos entre os moradores das cidades que tiveram alagamentos e deslizamentos.

Cadastro de voluntários

A Defesa Civil informa que o cadastro de voluntários, como médicos, enfermeiros e outros profissionais, pode ser feito no site da Secretaria de Saúde: www.saude.sc.gov.br

Contatos em cada estado

- CEDEC/RS - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Sul

www.defesacivil.rs.gov.br

Fone: (51) 3210-4219

- DEDC/SC - Diretoria Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina

www.defesacivil.sc.gov.br

Fone: (48) 4009-9816

- CEDEC/PR - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná

www.defesacivil.pr.gov.br

Fone: (41) 3212-2915

- SEDEC/RJ - Secretaria de Estado da Defesa Civil do Rio de Janeiro

www.defesacivil.rj.gov.br

- CEDEC/SP - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo

www.defesacivil.sp.gov.br

Fone: (11) 2193-8888

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - São Paulo - Telefone: 199
Cruz Vermelha - São Paulo - Telefone: 11-5056-8665 / 5056-8664 / 5056-8667

- CEDEC/MG - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais

www.defesacivil.mg.gov.br

Fone: (31) 3236-2111

- CEDEC/ES - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Espírito Santo

www.defesacivil.es.gov.br

Fone: (27) 3137-4441

- SIDEC/DF - Sistema de Defesa Civil do Distrito Federal

www.defesacivil.df.gov.br

- CEDEC/MS - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul

www.defesacivil.ms.gov.br

Fone: (67) 3318.1078

- CORDEC/BA - Coordenadoria de Defesa Civil do Estado da Bahia

www.defesacivil.ba.gov.br

Fones: (71) 3115-4228/ 3371-6691/ 3371-9874.
Em nome desses nossos irmãos, nossos agradecimentos antecipados,
JFCR - Espiritista

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Psicografias

Palavras de Josepha!

Aproveite, da melhor forma teu dia, com disposição de empreender as boas ações que te forem possíveis de realização.

Ao despertares pela manhã, não te esqueças de que um novo dia está se iniciando e com ele as melhores oportunidades para tuas realizações no campo do Espírito Imortal.Começa tuas horas de vigília, com uma oração de saudação ao dia que se inicia, agradece ao Senhor pela noite de repouso que desfrutaste, e dedica-te a construir as boas obras que ELE espera que realizes.

Em seguida, parte resoluto para teus compromissos do dia a dia com alegria e bom humor, na certeza de que de ti depende unicamente a tua felicidade. Tem confiança em ti mesmo e em Deus, e vive alegre e otimista, derramando em volta de teus passos as vibrações de paz e harmonia que envolvem sempre os indivíduos que se mostram de bem com a vida.

Realiza teus compromissos com empenho e responsabilidade, e conta com o auxílio dos Bons Espíritos, que prestimosos estarão ao teu lado, ajudando-te a semear a boa semente que crescerá e dará bons e saborosos frutos no teu porvir.Não te esqueças nunca de que: “estás reencarnado para crescer e progredir”!


Espírito: Josepha
Por: Francisco Rebouças.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Ouve a ti mesmo

Examina com calma o que se passa em tua consciência, para que possas compreender e observar que caminhos estás trilhando. Ela deve ser a tua bússola a comandar e nortear tuas decisões. Pensa nas inúmeras dificuldades que seriam evitadas por ti, se tivesses escutado a voz que te chama à atenção para tuas iniciativas, alertando-te para os perigos a que te expões desnecessariamente diante dos convites que as tentações do mundo te apresentam cheios de ilusões e fantasias.
O Homem, evitaria muitos de seus infortúnios se observasse às instruções que lhe são transmitidas por sua voz interior, para que vigie e ore nas horas de incertezas que acontece a qualquer indivíduo no dia a dia das suas atividades de toda ordem.
Quando ele não está atento a esse chamamento de sua consciência, estará sujeito a cair em sérios embaraços, por sua conduta desatenta. Procura dessa forma, ouvir com mais atenção á voz que te chega do imo de teu Ser, e chegarás facilmente à conclusão de que não há melhor conselheira do que a tua própria consciência.
Observa essas instruções de teu interior, antes de tomar qualquer atitude, e, se por acaso, descobrires que cometeu algum deslize com teu semelhante, apressa-te em corrigir, procura aquele que magoaste e refaz a situação com teu pedido de desculpa sincera, e, não mais perseveras no erro sob qualquer pretexto.
JFCR - Espiritista.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Abençoado, Espiritismo!

A Religião cristã tem sido utilizada de forma completamente equivocada por inúmeros “religiosos”, para criar separações e escândalos, como se esses fossem objetivos plausíveis para se fazer uso de qualquer órgão destinado a falar da mensagem de amor, fraternidade e respeito ao semelhante, ensinadas e exemplificadas por Jesus de Nazaré.

Infelizmente, o nível de moralidade de nossa sociedade ainda comporta atitudes como esta que ficamos sabendo pela rede internacional de notícias colocadas ao dispor de quem desejar se informar sobre qualquer assunto pela Internet, muitos dos quais nos deixam perplexos ao tomar conhecimento de fatos do teor desse que abaixo transcrevemos.

Xuxa processa jornal da Igreja Universal; indenização pode chegar a R$ 3 milhões.

“Xuxa está movendo um processo contra a “Folha Universal”, jornal semanal da Igreja Universal do Reino de Deus, que traz uma reportagem sobre um suposto pacto que a apresentadora teria feito com o diabo. Procurada pelo Babado, a assessoria de imprensa de Xuxa confirmou a ação, mas disse que ela não quer se pronunciar sobre o caso antes que o processo seja concluído.

O jornal, cuja manchete é “Contrato com o diabo”, diz que Xuxa teria vendido sua alma pela incrível quantia de 100 milhões de dólares. Agora, a apresentadora pede uma indenização de R$ 3 milhões por danos morais.

A coluna “Retratos da Vida” do jornal Extra, desta quarta-feira (12), afirmou que no processo, que está correndo na 6ª Vara Cível do Fórum da Barra da Tijuca, no Rio, Xuxa afirma que “respeita todas as religiões, tem fé e amor a Deus e toda sua vida foi voltada para fazer o bem, a exemplo do trabalho que desenvolve na fundação que leva o seu nome.”¹

Preciso se faz urgentemente, que a mensagem de Jesus seja cada dia, propagada de forma mais eficiente, e ostensiva, por todos os meios e formas possíveis, para que chegue ao conhecimento de tantas criaturas que seguem certas filosofias ditas cristãs, que pregam a separação pela informação inverídica de que outras correntes do cristianismo cultuam o “Demônio”.

Esse é o caso da Doutrina Espírita, tantas vezes desrespeitada por pseudo-sábios-religiosos, por ignorância de alguns, e por má fé de muitos, sempre foi alvo de calúnias e até mesmo de ataques físicos a muitas de suas instituições, sob a falsa alegação de que nas dependências dessas instituições se fazia culto ao Demônio, simplesmente por desconhecerem que o diabo não tem vez nas tarefas espirituais das casas espíritas sérias.

Não tememos e nem cultuamos o demônio, porque só conhecemos a Jesus Cristo, e sabemos que o demônio tão falado e cultuado por esses “religiosos”, que não o esquecem nunca em suas pregações, não passa para nós de um espírito de algum ser humano como qualquer de nós, que ainda se encontra no mundo espiritual ignorante e necessitado de ajuda e oração.

Precisamos sair da atitude defensiva defendida por grande parte dos confrades espíritas, e buscarmos os meios de comunicação fazendo os necessários esforços para que o bem possa ser mais e melhor divulgado e incentivado, para que possa se expandir cada vez mais, deixando o mal com menos espaço do que ainda hoje a ele é reservado nos noticiários da mídia.

Está mais que na hora de apoiarmos as iniciativas audaciosas de alguns poucos heróis, que sem incentivo ou apoio, se expõem em iniciativas isoladas, através do lançamento de filmes com a temática espírita, das artes, das feiras de livros espíritas, de artigos, de encontros, de almoços, e de todos os tipos de eventos que possam ser levados a efeito no sentido de divulgar os conceitos verdadeiramente cristãos de nossa doutrina.

Sabemos que os conceitos doutrinários do espiritismo se solidificarão um dia em nossa sociedade, conforme contido em o Livro dos Espíritos, transcritos abaixo, mas, é preciso fazer a parte que nos compete dentro de nossas possibilidades e recursos, para que esse advento não seja retardado pela falta de empenho e dedicação de cada discípulo do Cristo seguidor do espiritismo, e a regeneração tão sonhada por todos não fique apenas nos nossos sonhos, mas, possa se tornar uma realidade.

Influência do Espiritismo no progresso

798. O Espiritismo se tornará crença comum, ou ficará sendo partilhado, como crença, apenas por algumas pessoas?

“Certamente que se tornará crença geral e marcará nova era na história da humanidade, porque está na Natureza e chegou o tempo em que ocupará lugar entre os conhecimentos humanos. Terá, no entanto, que sustentar grandes lutas, mais contra o interesse, do que contra a convicção, porquanto não há como dissimular a existência de pessoas interessadas em combatê-lo, umas por amor-próprio, outras por causas inteiramente materiais. Porém, como virão a ficar insulados, seus contraditores se sentirão forçados a pensar como os demais, sob pena de se tornarem ridículos.”

As idéias só com o tempo se transformam; nunca de súbito. De geração em geração, elas se enfraquecem e acabam por desaparecer, paulatinamente, com os que as professavam, os quais vêm a ser substituídos por outros indivíduos imbuídos de novos princípios, como sucede com as idéias políticas. Vede o paganismo. Não há hoje mais quem professe as idéias religiosas dos tempos pagãos.

Todavia, muitos séculos após o advento do Cristianismo, delas ainda restavam vestígios, que somente a completa renovação das raças conseguiu apagar. Assim será com o Espiritismo. Ele progride muito; mas, durante duas ou três gerações, ainda haverá um fermento de incredulidade, que unicamente o tempo aniquilará. Sua marcha, porém, será mais célere que a do Cristianismo, porque o próprio Cristianismo é quem lhe abre o caminho e serve de apoio. O Cristianismo tinha que destruir; o Espiritismo só tem que edificar.

799. De que maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso?
“Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz que os homens compreendam onde se encontram seus verdadeiros interesses. Deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que, por meio do presente, lhe é dado preparar o seu futuro. Abolindo os prejuízos de seitas, castas e cores, ensina aos homens a grande solidariedade que os há de unir como irmãos.” ²

Que Jesus possa nos sustentar na determinação de ver o espiritismo compreendido e praticado em todos os seus belos e sublimes princípios.

Fonte:
1) Internet: http://www.ig.com.br/ - 12/11/08.
2)Livro dos Espíritos, FEB 76ª edição.
3) Grifos nossos.

JFCR - Espiritista

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Desobsessão

Amigos estamos dando continuidade ao estudo que fazemos dos capítulos do livro Desobsessão, para que melhor possamos nos apresentar na Seara do Mestre de Nazaré para servir em seu nome.
41-INTERFERÊNCIA DO BENFEITOR

Em algumas ocasiões, tarefa em meio, aparece um ou outro desencarnado em condições de quase absoluto empedernimento.
Tal desequilíbrio da entidade pode coincidir com algum momento infeliz da mente mediúnica, estabelecendo desarmonia maior.
O fenômeno é suscetivell de raiar na inconveniência. Assim sendo, o mentor espiritual, se considerar oportuno, ocupará espontaneamente o médium responsável e partilhará o serviço do esclarecimento, dirigindo-se ao comunicante ou ao médium que o expõe, ficando, por outro lado, o dirigente com a possibilidade de recorrer à intervenção do orientador referido, se julgar necessário, rogando-lhe a manifestação pelo psicofônico indicado, a fim de sanar o contratempo.

42- ATITUDE DOS MÉDIUNS (1)

O médium de incorporação, como também o médium esclarecedor, não podem esquecer, em circunstância alguma, que a entidade perturbada se encontra, para eles, na situação de um doente ante o enfermeiro.
No socorro espiritual, os benfeitores e amigos das Esferas Superiores, tanto quanto os companheiros encarnados, quais o diretor da reunião e seus assessores que manejam o verbo educativo, funcionam lembrando autoridades competentes no trabalho curativo, mas o médium é o enfermeiro convocado a controlar o doente, quanto lhe seja possível, impedindo a este último manifestações tumultuárias e palavras obscenas.
O médium psicofônico deve preparar-se dignamente para a função que exerce, reconhecendo que, não se acha dentro dela à maneira de fantoche, manobrado integralmente ao sabor das Inteligências desencarnadas, mas sim na posição de intérprete e enfermeiro, capaz de auxiliar, até certo ponto, na contenção e na reeducação dos Espíritos rebeldes que recalcitram no mal, a fim de que o dirigente se sinta fortalecido em sua ação edificante e para que a equipe demonstre o máximo de rendimento no trabalho assistencial.

43- ATITUDE DOS MÉDIUNS (2)

Ainda mesmo quando o médium é absolutamente sonâmbulo, incapaz de guardar lembranças posteriores ao socorro efetuado, semidesligado de seus implementos físicos dispõe de recursos para governar os sentidos corpóreos de que o Espírito comunicante se utiliza, capacitando-se, por isso, com o auxílio dos instrutores espirituais, a controlar devidamente as manifestações.
Não se diga que isso é impossível. Desobsessão é obra de reequilíbrio, refazimento, nunca de agitação e teatralidade.
Nesse sentido, vale recordar que há médium de incorporação normal e médium de incorporação ainda obsidiado. E sempre que o médium, dessa ou daquela espécie, se mostre obsidiado, necessita de socorro espiritual, através de esclarecimento, emparelhando-se com as entidades perturbadas carecentes de auxílio.
Realmente, em casos determinados, o medianeiro da psicofonia não pode governar todos os impulsos destrambelhados da Inteligência desencarnada que se comunica na reunião, como nem sempre o enfermeiro logra impedir todas as extravagâncias da pessoa acamada; contudo, mesmo nessas ocasiões especiais, o médium integrado em suas responsabilidades dispõe de recursos para cooperar no socorro espiritual em andamento, reduzindo as inconveniências ao mínimo.

44- MAL-ESTAR IMPREVISTO DO MÉDIUM

Todo serviço na Terra prevê a possibilidade de falhas compreensíveis.
O automóvel, comumente, sofre perturbações em determinados implementos, a meio da viagem.
Um tear interrompe a tecelagem pela exaustão de uma peça.
Na desobsessão, o mal-estar é suscetível de sobrevir num médium ou num dos colaboradores em ação, principalmente no que tange a uma crise orgânica francamente imprevista.
Verificado o incidente, o companheiro ou a irmã necessitada de assistência permanecerá fora do círculo em atividade, recolhendo o amparo espiritual do ambiente, quando o mal-estar não seja de molde a se lhe aconselhar o recolhimento imediato em casa.

45- EDUCAÇÃO MEDIÚNICA (1)

Evite o médium as posições de desmazelo na acomodação entre os companheiros, quando se ache sob a influência ou presença dos desencarnados em desequilíbrio, e controle as expressões verbais, empenhando-se em cooperar na administração do benefício aos Espíritos sofredores, frustrando a produção de gritos e a enunciação de palavras torpes.
Não olvidem os medianeiros que o recinto empregado nos serviços da desobsessão é comparável à intimidade respeitável de um hospital.

46- EDUCAÇÃO MEDIÚNICA (2)

Os medianeiros psicofônicos nunca admitam tanto descontrole que cheguem ao ponto de derribar móveis ou quaisquer objetos, tumultuando o ambiente.
Lembrem-se de que não se encontram à revelia das manifestações menos felizes que venham a ocorrer.
Benfeitores desencarnados estão a postos, na reunião, sustentando a harmonia da casa, e resguardarão as forças de todos os médiuns em serviço para que se desincumbam com limpeza e dignidade das obrigações que lhes assistem.

47- EDUCAÇÃO MEDIÚNICA (3)

Atitude positivamente desaconselhável é a de permitir que comunicantes enfermos ensaiem qualquer impulso de agressão.

48- EDUCAÇÃO MEDIÚNICA (4)

Dever inadiável impedir que os manifestantes doentes subvertam a ordem com pancadas e ruídos que os médiuns psicofônicos conseguem facilmente frustrar.

49-EDUCAÇÃO MEDIÚNICA (5)

Os médiuns psicofônicos evitem a. todo custo, em qualquer período da reunião, vergar a cabeça sobre os braços.
Essa atitude favorece o sono, desarticula a cooperação mental e propicia ensejo a fácil hipnose por parte de enfermos desencarnados.

50-INTERFERÊNCIA DE ENFERMO ESPIRITUAL

No curso da manifestação de determinado Espírito menos feliz, é possível a interferência de outra entidade desditosa ou perturbada que compareça, arrebatadamente, por intermédio desse ou daquele médium psicofônico ainda fracamente habilitado ao controle de si próprio.
Em alguns lances da desobsessão, o Espírito que interfere chega mesmo a provocar elementos outros do conjunto, citando-os de forma nominal para que se estabeleçam conversações marginais sem nenhum interesse para o esclarecimento.
O dirigente tomará providências imediatas para que se evite desarmonia ou tumulto, designando sem delonga o assessor que se incumbirá da necessária solução ao problema, a fim de que a interferência não degenere em perturbação, comprometendo a ordem e a segurança do esforço geral.
JFCR - Espiritista.

domingo, 9 de novembro de 2008

Aproveitemos o dia para meditar

Na grandeza e beleza da vida que desfrutamos,
Na bênção da visão que temos da natureza,
Na alegria pela saúde que ostentamos agora,
Na liberdade de fazer o que precisamos, para nossa melhora.

Na beleza e claridade do sol a brilhar,
Na mesa farta para nos saciar,
Na companhia dos familiares e amigos a nos rodear,
Na tarde alegre que vemos passar.

Na oportunidade que temos de ler e pensar,
Nas mensagens espirituais que não param de chegar,
Na obra Divina que nos permite avançar,
Na certeza da felicidade que está a nos aguardar...

JFCR - Espiritista

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Estudando o Evangelho

Uma realeza terrestre

Quem melhor do que eu pode compreender a verdade destas palavras de Nosso Senhor: “O meu reino não é deste mundo”? O orgulho me perdeu na Terra. Quem, pois, compreenderia o nenhum valor dos reinos da Terra, se eu o não compreendia? Que trouxe eu comigo da minha realeza terrena? Nada, absolutamente nada. E, como que para tornar mais terrível a lição, ela nem sequer me acompanhou até o túmulo! Rainha entre os homens, como rainha julguei que penetrasse no reino dos céus! Que desilusão! Que humilhação, quando, em vez de ser recebida aqui qual soberana, vi acima de mim, mas muito acima, homens que eu julgava insignificantes e aos quais desprezava, por não terem sangue nobre! Oh! como então compreendi a esterilidade das honras e grandezas que com tanta avidez se requestam na Terra!
Para se granjear um lugar neste reino, são necessárias a abnegação, a humildade, a caridade em toda a sua celeste prática, a benevolência para com todos. Não se vos pergunta o que fostes, nem que posição ocupastes, mas que bem fizestes, quantas lágrimas enxugastes.
Oh! Jesus, tu o disseste, teu reino não é deste mundo, porque é preciso sofrer pira chegar ao céu, de onde os degraus de um trono a ninguém aproximam. A ele só conduzem as veredas mais penosas da vida. Procurai-lhe, pois, o caminho, através das urzes e dos espinhos, não por entre as flores.
Correm os homens por alcançar os bens terrestres, como se os houvessem de guardar para sempre. Aqui, porém, todas as ilusões se somem. Cedo se apercebem eles de que apenas apanharam uma sombra e desprezaram os únicos bens reais e duradouros, os únicos que lhes aproveitam na morada celeste, os únicos que lhes podem facultar acesso a esta.
Compadecei-vos dos que não ganharam o reino dos céus; ajudai-os com as vossas preces, porquanto a prece aproxima do Altíssimo o homem; é o traço de união entre o céu e a Terra: não o esqueçais. — Uma Rainha de França. (Havre, 1863.)

Fonte:
O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. II, item 8.
JFCR - Espiritista

domingo, 2 de novembro de 2008

A coragem e a responsabilidade de quem tem fé!

Toda vez que enfrentarmos sem temor as adversidades que nos surgirem, para mostrar nossa confiança nas mensagens de Jesus, constantes dos evangelhos, e tão bem explicadas pela nobre doutrina espírita, e que representam a única maneira de verdadeiramente chegarmos a Deus, como ELE nos afirmou: “Eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”,¹ é que estaremos dando nossa contribuição efetiva e nosso testemunho pessoal, para que a verdade das coisas se estabeleça segundo as suas próprias palavras em outra passagem registrada pelo evangelista João, quando nos disse: “O Espírito é o que vivifica, a carne para nada serve; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida." ²

Assim sendo, não podemos apenas deixar que a Espiritualidade Superior realize tudo o que se faz necessário para que a divulgação da mensagem do Consolador Prometido, se estabeleça com eficiência como muitos dos nossos confrades pensam e defendem. Dizem que em tudo a espiritualidade dará um jeito no tempo certo, e, até mesmo com relação aos seus filhos, estão esperando que cresçam e que os Espíritos Superiores os convençam a seguí-los ao encontro de Jesus nas casas espíritas que freqüentam, como se a orientação religiosa não fosse importante e não lhes estivesse designada pela Soberana Sabedoria do Universo, como responsabilidade de Pais.

Nos assuntos da doutrina espírita, também são incontáveis os seguidores do espiritismo que pensam e agem da mesma maneira, aceitando sem contestação as falsas interpretações dadas por uma grande quantidade de pseudo-sábios, que colocando a vaidade acima dos deveres de cristãos, enxertam, alteram e espalham conceitos absurdos como se fizessem parte da doutrina que desconhecem em profundidade, e, que ainda encontram apoio nas atitudes de grande parte dos espíritas, que a título de não polemizar, se calam deixando a falsa idéia se expandir, principalmente entre os que não fazem uso dos grupos de estudo das Instituições Espíritas sérias, deixando dessa forma de atender as instruções dos espíritos que nos afirmam: "Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errônea". ³

Preciso se faz, urgentemente se entenda, que o está sob nossa responsabilidade de executar, espírito nenhum poderá realizar por nós, pois, se assim fosse nada precisaríamos realizar em prol do nosso burilamento, os Espíritos fariam por nós, como bons amigos e executores das vontades do Pai.

Nas mensagens seguintes, contidas em O Evangelho Segundo o Espiritismo, podemos facilmente constatar essa verdade, conforme segue:

Coragem da fé

13. Aquele que me confessar e me reconhecer diante dos homens, eu também o reconhecerei e confessarei diante de meu Pai que está nos céus; - e aquele que me renegar diante dos homens, também eu o renegarei diante de meu Pai que está nos céus. - (S. MATEUS, cap. X, vv. 32 e 33.)

14. Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do Homem também dele se envergonhará, quando vier na sua glória e na de seu Pai e dos santos anjos. (S. LUCAS, capítulo IX, v. 26.)

15. A coragem das opiniões próprias sempre foi tida em grande estima entre os homens, porque há mérito em afrontar os perigos, as perseguições, as contradições e até os simples sarcasmos, aos quais se expõe, quase sempre, aquele que não teme proclamar abertamente idéias que não são as de toda gente. Aqui, como em tudo, o merecimento é proporcionado às circunstâncias e à importância do resultado. Há sempre fraqueza em recuar alguém diante das conseqüências que lhe acarreta a sua opinião e em renegá-la; mas, há casos em que isso constitui covardia tão grande, quanto fugir no momento do combate.

A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE

Jesus profliga essa covardia, do ponto de vista especial da sua doutrina, dizendo que, se alguém se envergonhar de suas palavras, desse também ele se envergonhará; que renegará aquele que o haja renegado; que reconhecerá, perante o Pai que está nos céus, aquele que o confessar diante dos homens. Por outras palavras: aqueles que se houverem arreceado de se confessarem discípulos da verdade não são dignos de se verem admitidos no reino da verdade. Perderão as vantagens da fé que alimentem, porque se trata de uma fé egoísta que eles guardam para si, ocultando-a para que não lhes traga prejuízo neste mundo, ao passo que aqueles que, pondo a verdade acima de seus interesses materiais, a proclamam abertamente, trabalham pelo seu próprio futuro e pelo dos outros.

16. Assim será com os adeptos do Espiritismo. Pois que a doutrina que professam mais não é do que o desenvolvimento e a aplicação da do Evangelho, também a eles se dirigem as palavras do Cristo. Eles semeiam na Terra o que colherão na vida espiritual. Colherão lá os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza.” 4

Bibliografia:
1) Evangelho de João, Cap. 14, v. 6.
2) Idem, idem, Cap. 6, v 63.
3) O Livro dos Médiuns, Cap. XX – Item 230.
4) O Evangelho Segundo O Espiritismo - Capítulo XXIV - 13, 14, 15 e 16
Grifos nossos.
JFCR - Espiritista

Chico Xavier (2010) trailer oficial

Chico Xavier

Utilidade geral

Utilidade geral
JFCR Espiritista, presta a todos os amigos que nos honram com a audiência as possíveis notícias de utilidade geral que julgar conveniente sua publicação.

Aquário

Concursos públicos, e empregos veja nos sites:

www.cdaterra.com.br/cwww.htm

http://jcconcursos.uol.com.br/DefaultInformacao.aspx?IdInformacao=9582&IdSecaoSite=4

#Hora certa no mundo todo!

http://www.timeticker.com/

Cartórios 24 horas.

http://www.cartorio24horas.com.br/index.php

Que seja de bem proveito para alguém.

O Editor.

Pérolas da doutrina

Ensinamentos que não podemos Esquecer:

Livro dos Espíritos

459. Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?
“Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem.

621. Onde está escrita a lei de Deus?
“Na consciência.”

a) - Visto que o homem traz em sua consciência a lei de Deus, que necessidade havia de lhe ser ela revelada?
“Ele a esquecera e desprezara. Quis então Deus lhe fosse lembrada.

625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?
“Jesus.”

659. Qual o caráter geral da prece?
A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar Nele; é aproximar-se Dele; é pôr-se em comunicação com Ele. A três coisas podemos propor-nos por meio da prece: louvar, pedir, agradecer.”

660. A prece torna melhor o homem?
“Sim, porquanto aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.”

a) - Como é que certas pessoas, que oram muito, são, não obstante, de mau caráter, ciosas, invejosas, impertinentes, carentes de benevolência e de indulgência e até, algumas vezes, viciosas?
“O essencial não é orar muito, mas orar bem. Essas pessoas supõem que todo o mérito está na longura da prece e fecham os olhos para os seus próprios defeitos. Fazem da prece uma ocupação, um emprego do tempo, nunca, porém, um estudo de si mesmas. A ineficácia, em tais casos, não é do remédio, sim da maneira por que o aplicam.”

842. Por que indícios se poderá reconhecer, entre todas as doutrinas que alimentam a pretensão de ser a expressão única da verdade, a que tem o direito de se apresentar como tal?
“Será aquela que mais homens de bem e menos hipócritas fizer, isto é, pela prática da lei de amor na sua maior pureza e na sua mais ampla aplicação. Esse o sinal por quereconhecereis que uma doutrina é boa, visto que toda doutrina que tiver por efeito semear a desunião e estabelecer uma linha de separação entre os filhos de Deus não pode deixar de ser falsa e perniciosa.”

886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
“Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”

O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça. pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejáramos nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos.A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores. Ela nos prescreve a indulgência, porque da indulgência precisamos nós mesmos, e nos proíbe que humilhemos os desafortunados, contrariamente ao que se costuma fazer. Apresente-se uma pessoa rica e todas as atenções e deferências lhe são dispensadas. Se for pobre, toda gente como que entende que não precisa preocupar-se com ela. No entanto, quanto mais lastimosa seja a sua posição, tanto maior cuidado devemos pôr em lhe não aumentarmos o infortúnio pela humilhação. O homem verdadeiramente bom procura elevar, aos seus próprios olhos, aquele que lhe é inferior, diminuindo a distância que os separa.

893. Qual a mais meritória de todas as virtudes?
“Toda virtude tem seu mérito próprio, porque todas indicam progresso na senda do bem. Há virtudes sempre que há resistência voluntária ao arrastamento dos maus pendores.A sublimidade da virtude, porém, está no sacrifício do interesse pessoal, pelo bem do próximo, sem pensamento oculto. A mais meritória é a que assenta na mais desinteressada caridade.”

899. Qual o mais culpado de dois homens ricos que empregam exclusivamente em gozos pessoais suas riquezas, tendo um nascido na opulência e desconhecido sempre a necessidade, devendo o outro ao seu trabalho os bens que possui?
“Aquele que conheceu os sofrimentos, porque sabe o que é sofrer. A dor, a que nenhum alívio procura dar, ele a conhece; porém, como freqüentemente sucede, já dela se não lembra.”909. Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?“Sim, e, freqüentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! Quão poucos dentre vós fazem esforços!”

911. Não haverá paixões tão vivas e irresistíveis, que a vontade seja impotente para dominá-las?
“Há muitas pessoas que dizem: Quero, mas a vontade só lhes está nos lábios.Querem, porém muito satisfeitas ficam que não seja como “querem”. Quando o homem crê que não pode vencer as suas paixões, é que seu Espírito se compraz nelas, em conseqüênciada sua inferioridade. Compreende a sua natureza espiritual aquele que as procura reprimir.Vencê-las é, para ele, uma vitória do Espírito sobre a matéria.”

912. Qual o meio mais eficiente de combater-se o predomínio da natureza corpórea?
“Praticar a abnegação.”

919. Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?
“Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.”

Livro dos Médiuns

Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns. Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva. E de notar-se, além disso, que essa faculdade não se revela, da mesma maneira, em todos. Geralmente, os médiuns têm uma aptidão especial para os fenômenos desta, ou daquela ordem, donde resulta que formam tantas variedades, quantas são as espécies de manifestações.
As principais são: a dos médiuns de efeitos físicos; a dos médiuns sensitivos, ou impressionáveis; a dos audientes; a dos videntes; a dos sonambúlicos; a dos curadores; a dos pneumatógrafos; a dos escreventes, ou psicógrafos.

Fonte:Livro dos Médiuns – Cap. XIV, item 159

9ª Qual o médium que se poderia qualificar de perfeito?

"Perfeito, ah! bem sabes que a perfeição não existe na Terra, sem o que não estaríeis nela. Dize, portanto, bom médium e já é muito, por isso que eles são raros.Médium perfeito seria aquele contra o qual os maus Espíritos jamais ousassem, uma tentativa de enganá-lo. O melhor é aquele que, simpatizando somente com os bons Espíritos, tem sido o menos enganado."

Cap. XX, item 9

O Evangelho Segundo O Espiritismo

Advento do Espírito de VerdadeEspíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. Eis que do além-túmulo, que julgáveis o nada, vozes vos clamam: "Irmãos! Nada perece. Jesus-Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade."

O Espírito de Verdade. (Paris, 1860.)
Cap. VI, item 5.
Grifos nossos.

JFCR Espiritista